Programação 13 a 15 OUTUBRO/2017 - Curitiba-PR

Psicologia e Arte no Museu do Olho
IMAGINAÇÃO ATIVA: MATÉRIA-PRIMA DA CURA E QUINTESSÊNCIA DA ARTE


A Programação do Symposium prevê a preparação de livro a ser lançado durante o evento, contendo o teor dos trabalhos apresentados.


Também está previsto apresentações de arte, como ballet, música e exposição de fotografias.


A Programação completa será publicada neste espaço assim que for concluído o trabalho editorial.



Coordenação do Simpósio: Dra. Sonia Lyra, PhD - CRPPR 08/0745 CRPSC 012/06064
Local Auditório do Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes - 999
Centro Cívico - Curitiba - PR
CEP 80530.230
Telefone (41) 3350.4400
Vídeo

Imaginação Ativa é um método de introspecção psíquica desenvolvido e experimentado por Carl Gustav Jung, e sistematizado por Robert Johnson, que vem sendo ampliado e desenvolvido no Brasil de forma pioneira por Sonia Lyra e um grupo de profissionais que fazem desta técnica seu principal método de trabalho em clínica, cujo foco é a transformação dos sintomas.

"O mundo da imaginação ativa é paradoxal e, na sua extrema simplicidade está contida a sua extrema complexidade. Isso significa que ela é assunto pouco popular acontecendo geralmente de modo mais teórico que prático. Inclusive não é do conhecimento do público em geral e restringe-se ao mundo junguiano."

Sonia Lyra

Sobre o Symposium

Dando continuidade à construção em 2016 sobre Imaginação Ativa & Criativa, o SYMPOSIUM surge a partir de dois aspectos constitutivos da dinâmica da alma: a abordagem psicológica do mundo dos sintomas e da arte, expressão do mais alto nível da Imaginação Ativa.

A real formação da personalidade almejada na Psicologia Junguiana toma forma a partir da conjunção entre o amplo conhecimento deste saber e a singularidade do olhar individual.

Os temas são abordados de forma simples, integrando Psicologia Analítica, Arte, Religião, Alquimia entre outros aspectos da dimensão psicológica, buscando intuir o mistério humano de modo que todo o público interessado possa entender e participar.

A arte de curar se manifesta especialmente neste caso, no instante mágico da revelação do símbolo, provindo do conhecimento e vivência da essência do sintoma, o qual remonta a uma fonte independente que brota da natureza oculta no coração do homem. A tal fonte subjaz também o mundo da arte, tornando possível a revelação de sua dimensão criativa.

A imensidade de temas e complexidade da obra de Carl Gustav Jung abre as portas para a psique arquetípica, remontando às suas origens alquímicas e abrindo caminhos que serão percorridos em quinze palestras reunidas e apresentadas em forma de artigos compondo o livro intitulado: IMAGINAÇÃO ATIVA: MATÉRIA-PRIMA DA CURA E QUINTESSÊNCIA DA ARTE.

Sonia Lyra   

Symposium 2017
Regulamento para Submissão de Trabalhos
Imaginação Ativa: Matéria Prima da Cura e Quintessência da Arte

  1. Os trabalhos serão submetidos através de e-mail enviado para ichthys@ichthysinstituto.com.br

  2. Para submeter um trabalho à avaliação, obrigatoriamente o autor deve estar previamente inscrito;

  3. O prazo final para submissão de trabalhos é 30/07/2017;

  4. O texto (resumo) deverá ser digitado ou colado no campo próprio, com o máximo de 3000 caracteres, sendo composto somente por texto escrito;

  5. A proposta do Symposium Imaginação Ativa: Matéria Prima da Cura e Quintessência da Arte é construir um texto inspirado na paixão que brota da alma, emergindo a partir da sua instância poética, do modo como Jung relatou no Livro Vermelho. Todos os textos devem estar elencados por uma imagem expressiva intrigante, visando exprimir os mistérios da Psicologia Analítica e com a finalidade expressa de arrebatar os ouvintes.

    A linguagem simbólica deve ser o fio condutor. Usar da intuição, associar o tema a uma imagem. Como a experiência da Imaginação Ativa ressoa em minha alma, qual aspecto me remete à cura, ao crescimento da personalidade e à arte do artífice. Relacionar com as transformações da psique.

    Possíveis imagens para conduzir o raciocínio são: A Divina Comédia, Astrologia, O vaso da transformação, os chakras, portais, a torre, a tábua de esmeralda, o tigre de jade, o labirinto, Hermes Trismegisto, o pão, o fogo secreto, andrógino, o retorno ao éden, a estrela dos magos, o dragão negro, tridente, o canto do rouxinol, velocino de ouro, mutus líber, a fênix, a lua crescente, o banho, o elixir vermelho, a escada, orvalho de Maio, o pelicano, a cauda pavonis, o monte Athos, o bastão, o espelho da arte, os amantes, o peixe, a porta mágica, a caixa de Pandora, o golfinho, a pedra angular, o lótus, a árvore da vida, a ponte, o herói, a matrix entre outros mitos e imagens simbólicas.

  6. A avaliação dos trabalhos segue os seguintes critérios:
    - Adequação à abordagem da psicologia junguiana;
    - Relação ao tema do Symposium;
    - Ser criativo, consistente, ético, relevante, e coeso;
    - Interlocução com outros saberes pertinentes;
    - Engajamento ao espírito de encontro e troca de conhecimentos;

  7. O número de trabalhos apresentados no Symposium é limitado, estando sujeitos à aprovação prévia da Comissão Avaliadora;

  8. A Comissão Avaliadora divulgará a relação de trabalhos aprovados até 10/08/2017, através do site do Symposium;

  9. As apresentações orais terão a duração máxima de 20 minutos, seguidas por 10 minutos de debates, totalizando 30 minutos de apresentação;

  10. Será emitido um certificado por trabalho apresentado, em nome do autor, entregue a este após sua apresentação;

  11. As decisões da Comissão Avaliadora são soberanas e irrecorríveis;

  12. A inscrição do trabalho implica na concordância do autor com as normas estabelecidas pela Comissão Avaliadora para julgamento do conteúdo apresentado, bem como na autorização para sua reprodução por via impressa ou eletrônica em publicações de responsabilidade das entidades promotoras ou apoiadoras do Symposium Jung aos Meus Olhos.


Calendário e Inscrições

Proposta de Calendário:

23-06-2017: Inscrições com desconto
30-07-2017: Data limite para submissão de trabalhos
10-08-2017: Data limite para retorno da comissão de avaliação aos trabalhos inscritos.
20-09-2017: Término das inscrições
13-10-2017: Vagas remanescentes (valor com acréscimo)

Data Profissionais Estudantes Estudantes/Professores do Ichthys
23/06/2017 400,00 200,00 150,00
20/09/2017 480,00 260,00 180,00
13/10/2017 500,00 300,00 250,00

Inscreva-se

Com sua inscrição no Symposium, você também receberá gratuitamente um ingresso para visitar a Bienal Internacional de Curitiba, mostra de arte contemporânea que o MON integrará, no período de 30 de setembro de 2017 a 25 de fevereiro de 2018.

Considerada um dos maiores eventos de arte contemporânea do circuito mundial, a Bienal de Curitiba 2017 conta com equipe de curadores renomados para criar o conceito desta edição.

A China será o país homenageado da Bienal de Curitiba 2017, cujo título será “Antípodas – Excesso de Imagem”. Segundo o curador Tício Escobar, “o termo ‘Antípodas’ refere-se a posições diametralmente opostas entre si. A China marca um ponto extremo, especialmente em relação aos países latino-americanos. No entanto, a cultura, especialmente em suas manifestações artísticas, tem a possibilidade de criar vínculos e traçar diagramas entre os lugares mais distantes”.

Sobre o subtítulo, o curador complementa: “O subtítulo ‘Excesso de imagem’ faz referência ao fenômeno contemporâneo da pós-fotografia, outro dos temas tratados nesta bienal. A produção de imagens digitais é hoje superior à capacidade de sua recepção e uso. A visão é confrontada com um excesso de informação visual que ultrapassa sua capacidade de assimilação”.

O Museu Oscar Niemeyer, o querido MON dos curitibanos, também conhecido como “o museu do olho”, é o maior museu de arte da América Latina, com 35 mil metros quadrados de área construída.

Desde sua inauguração em 2002, o MON já recebeu mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.

Faça sua inscrição para o Symposium preenchendo o formulário abaixo:
* Campos com preenchimento obrigatório



* Certificado de 20h para todos os participantes

O pagamento deverá ser feito por depósito bancário identificado na seguinte conta:

Banco do Brasil
Agência: 3.510-6
Conta: 22.219-4
CNPJ: 08.639.581/0001-18
ICHTHYS INSTITUTO DE PSICOLOGIA E RELIGIÃO LTDA.


Solicitamos enviar o comprovante do depósito para ichthys@ichthysinstituto.com.br
Depois de recebido o comprovante e identificado o valor em nossa conta corrente enviaremos um e-mail de confirmação, que servirá como ingresso.

Ressaltamos que a inscrição somente estará completa após o recebimento do comprovante de depósito e confirmação do pagamento pelo nosso financeiro.